QUEM SOMOS

GH.png

O Caravana da Ciência (CaCi) é um projeto de extensão universitária do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP criado em 2016. O CaCi tem como objetivo incentivar a prática de iniciação científica na educação básica em escolas de ensino médio e fundamental em São José dos Campos. As atividades são norteadas pelo tema anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O CaCi oferece aos professores participantes um Workshop com palestras e oficinas para  auxiliar no desenvolvimento dos projetos.

O Caravana da Ciência oferece anualmente duas atividades, o Workshop Preparatório e o Encontro Caravana da Ciência (EnCaCi). Workshop preparatório para o EnCaCi e a SNCT: Destinado aos professores das escolas participantes, oferece palestras sobre o tema da SNCT e oficinas de capacitação de projetos temáticos. EnCaCi: um evento anual que acontece no ICT/UNIFESP no formato de um mini-congresso, no qual os estudantes participantes apresentam os trabalhos desenvolvido.

O QUE NÓS FAZEMOS

Incentivamos iniciação científica em escolas de ensino fundamental II e médio.

Para incentivar as escolas a introduzir a iniciação científica aos alunos e despertar neles o interesse pela ciência, nós realizamos duas atividades durante o ano: Workshop Preparatório e o Encontro Caravana da Ciência (EnCaCi). 

O workshop sempre acontece no primeiro semestre do ano. O público alvo são os professores das escolas participantes.  O objetivo é divulgar o EnCaCi, o tema da SNCT e oferecer uma oficina de projetos temáticos para os professores. Durante a oficina, os professores são orientados a implementar a metodologia científica nos projetos que serão desenvolvidos na escola.

Após o primeiro contato com as instituições no workshop, os professores montam equipes de estudantes na escola e produzem os projetos ao longo dos meses. Durante o desenvolvimento, a equipe do Caravana da Ciência oferece suporte, quando solicitada. Os projetos podem ser teóricos ou práticos, desde que contemplem o tema da SNCT. Os alunos podem apresentar maquetes, protótipos ou apenas propostas. Após a conclusão dos projetos, os professores realizam a inscrição da equipe submetendo um resumo para participar do EnCaCi.

O Encontro Caravana da Ciência (EnCaCi) sempre acontece no  segundo semestre do ano, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O público alvo são os alunos de escolas públicas ou particulares do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de todo o Brasil.  O objetivo é divulgar o EnCaCi, o tema da SNCT e oferecer uma oficina de projetos temáticos para os professores. Durante a oficina, os professores são orientados a implementar a metodologia científica nos projetos que serão desenvolvidos na escola.

Nas edições anteriores, o evento aconteceu presencialmente no Instituto de Ciência e Tecnologia - UNIFESP em São José dos Campos. Durante dois dias, os alunos das escolas participantes apresentaram os projetos desenvolvidos na forma de pôster e oral, podendo assistir os trabalhos de todos os participantes do evento. Além disso, visitaram o campus e participaram de exposições e palestras que acontecem na universidade durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

No ano de 2020, devido a pandemia o evento aconteceu online e os professores enviaram um resumo gráfico, como constava no manual do congressista, até o dia 25 de setembro. Após o envio de todos os projetos, a equipe organizadora avaliou por categoria os projetos, e no dia 22 de outubro houve um encontro virtual (5º Encontro Caravana da Ciência - EnCaCi).