WORKSHOP PREPARATÓRIO

Inscrições encerradas!

O Workshop Preparatório aconteceu no dia 28 de maio de 2021! Confira abaixo as palestras do Professor Elias Santos Barros e da Professora Luciane Portas Capelo transmitidas no canal da Diretoria de Ensino.

O encontro, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da DE-SJC, foi organizado pela diretoria de ensino regional e contou com a presença dos coordenadores do Caravana da Ciência Dra.  Luciane Capelo e Dr. Elias Barros Santos, juntamente com as PCNP Paola e Débora, a dirigente regional da diretoria de ensino de SJC senhora Beatriz Oliveira e com o diretor do núcleo pedagógico, senhor Aparecido Almeida.

Após abertura e introduções, o Dr. Elias falou sobre a história do Caravana e destacou os bons resultados obtidos em 2020, já no modelo online. Apresentou também o cronograma básico do Caravana, explicando todas as fases de desenvolvimento até o Encontro Caravana da Ciência. Em seguida, a Dra. Capelo deu detalhes de como será o 6° Encontro, comentou sobre os temas dos anos anteriores e deu um olhar especial para o tema de 2021. Ao encerrar a palestra, passaram para outra plataforma mais interativa onde 80 professores congregaram com a equipe caravana da ciência, tiraram dúvidas e responderam a questões. Nesse momento a Dra. Luciane conduziu uma pequena oficina sobre abordagem dos temas com os estudantes.
 

Por fim, algumas dúvidas foram tiradas.

Perdeu alguma coisa? Não conseguiu assistir tudo? Confira a gravação no canal da DER-SJC!

Boletim 2 - maio.png

O workshop sempre acontece no primeiro semestre do ano. O público alvo são os professores das escolas participantes.  O objetivo é divulgar o EnCaCi, o tema da SNCT e oferecer uma oficina de projetos temáticos para os professores. Durante a oficina, os professores são orientados a implementar a metodologia científica nos projetos que serão desenvolvidos na escola.

Após o primeiro contato com as instituições no workshop, os professores montam equipes de estudantes na escola e produzem os projetos ao longo dos meses. Durante o desenvolvimento, a equipe do Caravana da Ciência oferece suporte, quando solicitada. Os projetos podem ser teóricos ou práticos, desde que contemplem o tema da SNCT. Os alunos podem apresentar maquetes, protótipos ou apenas propostas. Após a conclusão dos projetos, os professores realizam a inscrição da equipe submetendo um resumo para participar do EnCaCi.

No ano de 2020, o evento aconteceu online e contou com a participação de mais de 50 educadores de vários locais do Brasil, tivemos participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins, Pará, Alagoas e Piauí. Apresentamos uma breve introdução da história do evento, objetivos e a comissão organizadora. Posteriormente, a Professora Drª Luciane Portas Capelo iniciou uma conversa sobre projetos científicos, na qual os docentes participaram ativamente. O resultado final foi maravilhoso! Nós da organização ficamos felizes com a adesão de tantos docentes de várias localidades do país.