Caravana da Ciência celebra 10ª Edição com Certificação de Impacto Social e Excelência em Acessibilidade Digital
- caravanasjc
- 19 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan.
No ano da 10ª Edição do Encontro Caravana da Ciência (EnCaCi), evento promovido pelo projeto de extensão Caravana da Ciência da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, temos motivos em dobro para celebrar. Recentemente, o Instituto Selo Social reconheceu e certificou os impactos sociais causados pelo projeto. Esse reconhecimento coroa nossa missão de promover a inclusão social através da divulgação científica, experimentação prática e formação em ciência para escolas públicas e comunidades, sempre incentivando o protagonismo estudantil. Somando-se a essa conquista, a acessibilidade digital do nosso projeto também deu um salto qualitativo.
O site da Caravana da Ciência, coordenado pelos professores Elias de Barros Santos e Luciane Portas Capelo, foi submetido a uma rigorosa avaliação pela ferramenta WCAC 2.1. Desenvolvida no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP, em São José dos Campos, pelo professor Thiago Silva, referência em projetos de adaptação e extensão, a ferramenta mede o quanto uma página atende às necessidades de pessoas com deficiência. O resultado foi mais que satisfatório, alcançamos a nota 9,1 em uma escala de 10, com apenas quatro pequenos pontos de ajuste identificados, enfatizando como este índice reflete nosso compromisso em garantir que o conhecimento científico chegue a todos, sem barreiras. Esses marcos mostram que o projeto segue o caminho certo. É gratificante levar conhecimento, dar espaço para que os alunos apresentem seus projetos de iniciação científica e recebê-los para prestigiar os resultados. Nada disso seria possível sem as escolas participantes, que confiam no nosso ideal e compartilham da vontade de ver seus alunos crescendo acadêmica e pessoalmente.
A equipe Caravana da Ciência agradece a todos que participaram e contribuíram ativamente do EnCaCi! Nos vemos no ano que vem, com ainda mais ciência e inclusão!
Para conferir a matéria completa, acesse o link: https://portal.unifesp.br/destaques/unifesp-alcanca-57-iniciativas-certificadas-no-ciclo-2025-do-selo-ods-social


Comentários