top of page

Lançado o tema da SNCT 2024

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou ontem, 27 de fevereiro, o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): "Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais".  O tema escolhido reflete o compromisso do evento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade única no Brasil, incorporando conhecimentos tradicionais e explorando o papel transformador das tecnologias sociais. Luciana Santos, ministra da ciência, tecnologia e inovações, enfatizou que ao destacar os biomas do Brasil, diversidades, saberes e tecnologias sociais, reforça-se o compromisso com a construção de um futuro sustentável, onde ciência e tecnologia desempenham papéis fundamentais na preservação da riqueza natural e cultural do país.


A ministra ressaltou que a SNCT, programada para ocorrer de 14 a 20 de outubro de 2024, busca mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, promovendo a valorização da criatividade e despertando o interesse desde a infância. Ela também mencionou que, a partir do decreto do ano anterior, a SNCT se tornou parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência), representando uma melhor organização e fortalecimento das ações de popularização da ciência em todo o país.


A SNCT já é o maior evento de divulgação científica do Brasil e sempre acontece em outubro! Por isso, o Caravana da CIência geralmente realiza seu congresso científico nessa data, ou em data mais pertinente as escolas participantes. O Encontro Caravana da Ciência (ENCACI) promove a colaboração com diversas entidades e instituições, principalmente as diretorias de ensino regionais e secretarias municipais de educação, além da comunidade científica, universidades, escolas, museus, agências de fomento e empresas de base tecnológica.


Estavam no lançamento autoridades como Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Tiago Braga, diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), além da ministra Luciana Santos.


Em breve será lançado o Caravana da Ciência 2024. Recomendo que você olhe o nosso conteúdo e já inicie a mobilização dentro da sua escola! Vem com a gente fazer ciência!

Nos siga nas nossas páginas e deixe suas sugestões e comentários.


L. Capelo e E. Santos




81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page